druidismo
site do caer tabebuya
 
 

Seja bem vindo ao nosso bosque virtual! Desde tempos pré-cristãos os druidas - sacerdotes, juízes e conselheiros dos povos celtas - se reúnem em bosques para transmitir suas histórias e seus ensinamentos. Como seguidores do druidismo moderno, pretendemos fazer deste site um bosque virtual aberto a todos os interessados nesta religião pagã, politeísta e animista.


O druidismo era a religião dos celtas, que continua viva e adaptada para os nossos dias e tem como princípio básico a sacralidade da Natureza. Nosso grupo de estudos e práticas druídicas enxerga no site uma forma de informar e desmistificar nossa religião, para isso usamos textos básicos e de simples leitura.


Selecionamos informações sobre os celtas e também sobre os druidas antigos e modernos. Também selecionamos trechos da matéria-prima de toda religião: os mitos e as lendas, no nosso caso, os textos sagrados dos celtas. Mitos que se confundem com a realidade e a História, e que por isso mesmo são atemporais e nos ensinam os princípios básicos da vida com honra e sabedoria. Aqui você também vai encontrar dicas de livros e de sites que recomendamos para saber mais sobre esse assunto tão extenso, o druidismo antigo e moderno.


Como acreditamos que não há separação entre nós e a Natureza - somos parte Dela e Ela é parte de nós -, apresentamos também textos e links sobre ambientalismo e dicas práticas para seu dia-a-dia ser mais equilibrado e agredir menos a Mãe Terra, com o objetivo de sermos células benéficas a esse imenso organismo, em vez de células doentes.


Criamos também um tópico de textos relacionados, onde membros do grupo e amigos compartliham de sua inspiração, seja em forma de artigos, ensaios ou contos.


Fique à vontade, sente-se entre as árvores de nossa clareira e compartilhe conosco da sabedoria druídica, que colocamos em prática para melhorar nossas vidas, a vida da comunidade em que vivemos e a vida da Mãe Terra, e honrando sempre nossos deuses e deusas, nossos ancestrais, e a paisagem ao nosso redor.


Bênçãos de inspiração!


Caer Tabebuya


(nota: “caer” significa fortaleza em galês (umas das línguas celtas) e “tabebuya” é o nome em tupi para ipê)

bem-vindo!

foto de Andréa Guimarães